SIDARTA GAUTAMA
Segundo o budismo, o ser humano tem responsabilidade central
por sua própria transformação: não há um criador supremo que determine seu
destino ou conceda a libertação por decreto. Isso não significa, porém, que
toda dúvida seja condenada. A vicikicchā, incluída entre os cinco obstáculos (nīvaraṇa),
designa uma hesitação que paralisa a prática e impede o discernimento; não
equivale à investigação crítica ou à reflexão cuidadosa. Como o budismo não se
organiza em torno da aceitação cega de dogmas, a superação dessa dúvida não
consiste em abandonar o questionamento, mas em desenvolver compreensão, prática
e visão correta.
Quase todas as religiões são construídas sobre a fé, uma fé que frequentemente se apresenta como cega. No Budismo, porém, a ênfase recai sobre o ver, o conhecer, o entender, e não sobre a fé ou a crença. Nos textos budistas encontramos a palavra saddha, que em sânscrito corresponde a sraddha e que costuma ser traduzida por fé ou crença. Mas saddha não é fé nesse sentido comum; é antes uma confiança proveniente de convicção.
Deve-se admitir que, no
budismo popular e mesmo no uso corrente dos textos, a palavra saddha carrega um
elemento de fé, no sentido de devoção ao Buda, ao Dhamma, que é o Ensinamento,
e à Sangha, que é a Ordem. O grande filósofo budista Asanga, no século IV da
era comum, distinguiu três aspectos de sraddha: primeiro, a convicção plena e
firme de que algo é; segundo, a alegria serena diante de boas qualidades;
terceiro, a aspiração ou o desejo de alcançar um objeto em vista. De qualquer
modo que se a coloque, a fé ou crença tal como entendida pela maioria das
religiões tem pouco a ver com o Budismo.
A crença torna-se necessária quando algo ainda não foi
compreendido diretamente. Nos textos budistas, “ver” não significa apenas
enxergar um objeto diante dos olhos, mas conhecer de modo transformador aquilo
que a prática torna inteligível. A imagem de uma joia na palma da mão ilustra
essa diferença: enquanto a joia permanece escondida, só se pode confiar no
relato de alguém; quando ela é mostrada, a dúvida sobre sua presença deixa de
depender da palavra alheia. De modo análogo, a realização budista não se reduz
à aceitação de uma doutrina, mas exige uma compreensão que o praticante
reconhece por si mesmo.
Em um diálogo entre os monges Musila e Savittha, a
realização do nirvana é descrita como conhecimento direto, não como simples
adesão por devoção, tradição ou especulação. Em formulação semelhante, o Buda
afirma que a destruição das impurezas cabe àquele que conhece e vê. Essas
passagens não eliminam a importância da confiança inicial, mas indicam que ela
não é o termo da prática: o ensinamento visa uma compreensão que transforme
efetivamente a maneira de ver e viver.
Por isso, o Dhamma é frequentemente qualificado como ehipassiko:
“venha e veja”. A expressão caracteriza o ensinamento como verificável na
experiência e na prática, e não como uma exigência de aceitação incondicional.
Os textos descrevem a realização mediante imagens de visão e conhecimento: o
surgimento do “olho do Dhamma” (Dhamma-cakkhu), a compreensão das coisas “tal
como são” (yathābhūtaṃ) e a união de conhecimento e visão (ñāṇa-dassana). Esse
vocabulário deve ser entendido com cuidado: não se trata de uma percepção
sensível imediata, mas de uma sabedoria cultivada por meio da conduta, da
meditação e do discernimento.
Em outro discurso, o Buda está em um bosque de siṃsapā, em
Kosambī, quando toma algumas folhas na mão e pergunta aos monges se elas são
mais numerosas do que as folhas da floresta. Diante da resposta evidente,
explica que aquilo que ensinou é comparativamente pouco diante de tudo o que
conhece. Não o ensinou por ser inútil à finalidade do caminho: não conduz ao
desapego, à cessação do sofrimento, à realização e ao nirvana. A imagem
delimita o ensinamento budista por um critério prático: não se trata de expor
todo saber possível, mas de transmitir o que é necessário para a libertação.
Essa mesma orientação aparece no diálogo com Māluṅkyaputta.
Insatisfeito com o silêncio do Buda sobre questões como a eternidade ou
finitude do mundo, a relação entre corpo e princípio vital e o destino do
Tathāgata após a morte, o monge exige uma resposta e ameaça abandonar a vida
monástica. O episódio não deve ser lido como uma condenação indiscriminada da
reflexão metafísica. O que o Buda recusa é subordinar a prática a respostas
que, qualquer que sejam, não eliminam nascimento, velhice, morte e sofrimento.
A questão decisiva, para ele, não é satisfazer toda curiosidade teórica, mas
compreender e cessar dukkha.
A resposta do Buda parte de uma pergunta simples: em algum
momento ele havia prometido explicar essas questões como condição para a vida
monástica? A resposta é negativa. Māluṅkyaputta, portanto, não pode transformar
em exigência aquilo que não fazia parte do ensinamento recebido. O Buda não
afirma simplesmente ignorar ou desprezar as questões levantadas; ele recusa que
sua solução seja condição necessária para a prática da libertação.
Para tornar esse ponto mais claro, o Buda recorre à imagem
da flecha envenenada. Um homem ferido que se recusasse a receber tratamento
enquanto não soubesse a identidade, a origem e os instrumentos de seu agressor
morreria antes de obter as respostas desejadas. A alegoria não condena toda
investigação, mas mostra a inadequação de adiar o enfrentamento do sofrimento
concreto em nome de questões cuja resposta não é decisiva para sua cessação.
Assim, a vida santa não depende de estabelecer se o mundo é eterno ou finito,
se corpo e princípio vital são idênticos ou distintos, ou de definir o destino
do Tathāgata após a morte. O que o Buda afirma ensinar são as Quatro Nobres
Verdades: dukkha, sua origem, sua cessação e o caminho que conduz a essa
cessação. Essas são as questões que considera úteis porque orientam diretamente
a transformação da experiência.
Em Bataille a experiência interior é pensada como aquilo que
põe em questão toda certeza e resiste a ser fixado numa doutrina, num objeto de
saber ou numa finalidade previamente determinada. A aproximação possível entre
os dois não reside, portanto, numa identidade de posições, mas na recusa de
tomar conceitos estabelecidos como garantia última da experiência.
A experiência interior começa no não-saber e não se deixa
encerrar em um resultado cognoscível. Ela não é uma viagem em direção a uma
verdade já conhecida, nem uma técnica destinada a confirmar um conteúdo
doutrinal. Quando a experiência é traduzida integralmente em conhecimento,
perde-se justamente aquilo que nela excede a apropriação conceitual. Por isso,
Bataille pode descrevê-la como errância: um movimento sem fundamento seguro, no
qual o sujeito se vê privado das certezas que organizavam sua relação consigo
mesmo e com o mundo. Essa errância não conduz necessariamente a uma verdade
positiva, mas mantém aberta a exposição ao desconhecido.
Bataille reconhece, na tradição mística cristã, tentativas
de levar a linguagem até o limite do que ela pode dizer. Autores ligados à
teologia negativa, como Dionísio, o Areopagita, e João da Cruz, procuram
afirmar que Deus excede toda determinação e que só pode ser pensado, em certo
sentido, por negações. A partir da leitura de Bataille, contudo, essa
negatividade encontra um limite quando retorna a uma teologia positiva: Deus
continua sendo afirmado como causa, princípio ou fim. Não se trata de uma
descrição definitiva da mística cristã, mas da objeção batailleana a toda
experiência que, ao final, se deixa reconduzir a uma certeza teológica.
A experiência interior exigiria um passo suplementar:
permanecer no não-saber, sem converter o que nela ocorre em objeto de
conhecimento. Dizer “eu vi Deus”, por exemplo, já significaria submeter o
desconhecido a uma categoria disponível ao entendimento e, com isso, reduzir a
experiência a um conteúdo identificável. “Deus” e “absoluto”, nessa
perspectiva, não são nomes neutros; carregam uma história de expectativas,
promessas de salvação e imagens de perfeição. A experiência radical não
confirmaria essas expectativas. Ela colocaria o sujeito diante de um
desconhecido que não oferece garantia, consolação ou finalidade prévia.
A distinção entre Deus e o desconhecido é central nessa
leitura de Bataille. “Deus” remete a uma noção já carregada de afetos,
promessas de salvação e ideais de perfeição; o desconhecido, ao contrário, não
se apresenta como objeto de amor ou fundamento de segurança. Ele é indiferente
às expectativas humanas. Por isso, a experiência interior não culmina na posse
de uma verdade consoladora, mas em uma desapropriação: o sujeito deixa de se apoiar
nas categorias que organizavam seu saber e sua identidade.
Nesse sentido, Bataille descreve uma experiência-limite que
não produz uma revelação passível de ser possuída. Trata-se de um êxtase sem
conteúdo determinado, de uma comunicação que não se converte em mensagem, de
uma saída de si que não conduz a uma síntese superior. O que se abre é a
exposição ao desconhecido, não como resposta, mas como limite do saber. É
importante preservar essa diferença quando o texto retornar ao budismo: embora
ambos possam criticar a fixação em substâncias e certezas últimas, o budismo
orienta sua prática para a cessação do sofrimento e para uma forma de
discernimento; Bataille insiste naquilo que permanece irredutível a todo saber
estabilizado.
Na tradição ocidental Em Espinosa, o ser humano não é uma
substância separada da natureza, mas um modo finito inserido na ordem
necessária das causas; a crença em um livre-arbítrio absoluto decorre, em
grande medida, da ignorância dessas determinações. Nietzsche também questiona a
hipótese de uma alma fixa ou de um sujeito soberano situado por trás dos atos:
o que chamamos de “eu” pode ser compreendido como uma composição móvel de
forças, afetos e interpretações. Deleuze, por sua vez, pensa o indivíduo como
composição provisória de relações e intensidades, e não como identidade
estável.
Convém, então, esclarecer o sentido de manas, geralmente
traduzido por “mente”, na análise budista. A mente não designa uma substância
espiritual oposta à matéria, mas uma das seis bases ou faculdades sensoriais (indriya).
Assim como o olho se relaciona com as formas visíveis e o ouvido com os sons, a
mente se relaciona com pensamentos, ideias e outros objetos mentais. Ela pode
ser cultivada e disciplinada, mas não deve ser confundida com uma alma ou com
um núcleo permanente da pessoa. Essa compreensão será decisiva para a crítica
budista da identidade fixa.
A visão budista da existência é, nesse sentido, radicalmente
dinâmica. No diálogo com Raṭṭhapāla, o mundo é descrito como instável, mutável
e não submetido ao domínio de alguém. A análise budista não encontra, nos
fenômenos físicos e mentais, uma substância invariável que possa ser
identificada com um Eu, um *ātman* ou uma individualidade permanente. Há
processos condicionados que surgem e cessam; não é necessário supor, por trás
deles, um princípio imóvel que os possua ou governe. A crítica incide,
portanto, sobre a ideia de um sujeito permanente separado do fluxo da
experiência.
Essa perspectiva pode ser ilustrada pela imagem de um rio de
montanha: sua corrente nunca permanece idêntica de um instante a outro, embora
conserve uma continuidade reconhecível. A analogia não pretende afirmar que a
vida seja uma substância em movimento, mas mostrar que continuidade não implica
imutabilidade. O mesmo vale para a atividade mental: o budismo não precisa
postular um “pensador” permanente por trás de cada pensamento para explicar a
sucessão dos pensamentos. Por isso, a distância em relação ao cogito cartesiano
deve ser formulada com precisão.
A questão de um começo absoluto da vida recebe, no budismo,
uma resposta igualmente marcada pela crítica às origens primeiras. Os discursos
descrevem o saṃsāra como sem início discernível: não se pode estabelecer um
primeiro ponto a partir do qual os seres, condicionados pela ignorância e pelo
desejo, começaram a vagar. Essa afirmação não pretende oferecer uma teoria
cosmológica completa, mas desfazer a exigência de uma causa primeira como
explicação necessária da continuidade condicionada. Em vez de remeter a
existência a um começo absoluto, o budismo interroga as condições que sustentam
o sofrimento no presente.
O termo páli kamma. sânscrito, karma, deriva de uma raiz que
significa “agir” ou “fazer”. No vocabulário budista, ele designa propriamente a
ação intencional, e não qualquer ato de maneira indiferenciada. Também é
importante distinguir kamma de seus efeitos: o resultado ou amadurecimento de
uma ação é referido como kamma-phala ou kamma-vipāka. Essa distinção impede que
karma seja empregado como sinônimo vago de destino ou como explicação
automática de tudo o que ocorre a alguém.
A doutrina do karma não deve ser confundida com um sistema
de recompensa e punição administrado por uma divindade julgadora. No budismo,
as ações intencionais produzem consequências em uma rede de condições, sem que
seja necessário postular um legislador supremo que distribua prêmios ou
castigos.
Essa lógica ajuda a compreender a doutrina budista do
renascimento. O ser não é entendido como uma alma permanente, mas como uma
continuidade condicionada de processos físicos e mentais. Chamar essa
continuidade de “renascimento” não significa afirmar que uma substância
idêntica atravessa a morte; significa descrever a persistência condicionada de
um processo sem núcleo imutável.
Surge, então, uma dificuldade clássica: se não existe uma
alma ou um eu imutável, o que renasce? A resposta budista começa pela análise
da vida presente. Aquilo que chamamos de pessoa é uma combinação contingente
dos cinco agregados: forma, sensação, percepção, formações volitivas e
consciência. Esses fatores estão em transformação contínua; não permanecem
idênticos de um instante a outro. A continuidade pessoal, portanto, não exige
uma substância invariável, mas resulta da relação condicionada entre processos
que surgem e cessam.
Sob essa perspectiva, o renascimento não é nem a
transmigração de uma mesma alma nem o aparecimento de um ser inteiramente sem
relação com a vida anterior. A imagem de uma chama ajuda a formular essa
tensão: a chama que arde durante a noite mantém uma continuidade, mas não é
numericamente idêntica em cada instante. Do mesmo modo, a relação entre uma
criança e o adulto que ela se torna não é a de duas pessoas absolutamente
idênticas nem a de duas pessoas inteiramente desvinculadas. O budismo procura
pensar o renascimento como continuidade causal sem identidade substancial.
Assim, o último momento de consciência de uma vida condiciona o surgimento de
uma nova consciência, sem que seja necessário postular um eu permanente que
passe de uma existência a outra.
A questão do Livre Arbítrio tem ocupado um lugar importante
no pensamento e filosofia ocidentais. Mas, de acordo com a Gênese Condicionada,
essa pergunta não surge e não pode surgir na filosofia budista. Se toda a
existência é relativa, condicionada e interdependente, como a vontade sozinha
pode ser livre? A vontade, como qualquer outro pensamento, é condicionada. A
chamada liberdade em si é condicionada e relativa. Esse Livre Arbítrio
condicionado e relativo não é negado.
Não pode haver nada absolutamente livre, físico ou mental,
já que tudo é interdependente e relativo. Se o Livre Arbítrio implica em uma
vontade independente de condições, independente de causa e efeito, tal coisa
não existe. Como pode uma vontade, ou qualquer coisa, surgir sem condições,
longe de causa e efeito, quando toda a existência é condicionada e relativa, e
está dentro da lei de causa e efeito? Mais uma vez, a ideia de Livre Arbítrio
está basicamente conectada com as ideias de Deus, Alma, justiça, recompensa e
punição. Não apenas o chamado livre arbítrio não é livre, mas até mesmo a
própria ideia de Livre Arbítrio não está livre de condições.
De acordo com a doutrina da Gênese Condicionada, assim como
de acordo com a análise do ser em Cinco Agregados, a ideia de uma substância
permanente e imortal no homem ou fora dele, seja chamada de Atman, Eu, Alma,
Ser ou Ego, é considerada apenas uma crença falsa, uma projeção mental. Esta é
a doutrina budista de Anatta, Sem-Alma ou Sem-Ser. E é precisamente nessa
doutrina que o Budismo encontra sua formulação mais radical e sua afinidade
mais profunda com o pensamento que recusa todo fundamento permanente, toda
substância, toda identidade fixa.
O homem, longe de ser uma exceção soberana na ordem das
coisas, é um processo, uma corrente de fenômenos condicionados, um nó de
relações que se desfaz e se refaz a cada instante. E é justamente por isso que
a libertação é possível: porque não há nada de fixo a ser destruído, apenas a
ignorância a ser dissipada, a visão correta a ser cultivada, o caminho a ser
percorrido. A errância de Bataille e o desapego do Buda se encontram nesse
ponto extremo, onde o saber se dissolve e o ser se revela como puro movimento,
pura condicionalidade, pura ausência de fundamento. É nesse vazio, nesse
não-sentido, que se abre a possibilidade de uma experiência que não busca
consolo, mas a verdade daquilo que é.
Nenhum comentário:
Postar um comentário